REGIMENTO INTERNO
Art. 01 – O centro de recuperação de dependentes
químicos, do projeto Vida Nova, será regido pelo presente regimento interno.
Art. 02 – O princípio fundamental que rege nossa
instituição é o Amor, únicofundamento capaz de mudar a vida de um dependente
químico, e é em torno deste princípio que trabalhamos. Aplicamos também a
psicoterapia, esportes, laborterapia, como parte integrante ao programa. A
base, porém é a Bíblia com sua mensagem central, O AMOR DE DEUS em CRISTO JESUS.
Art. 03 – Os líderes da entidade são pessoas
separadas por Deus, para o trabalho. E atuam única e exclusivamente por amor às
pessoas. E, como tais, precisam ser respeitados.
I.
DO PROGRAMA DE TRATAMENTO
Art. 04 – O período de internação é 9 (nove) meses,
sendo dividido em duas fases. Ou seja:
· 1ª fase de 04 (quatro) meses,
· 2ª fase de 05 (cinco) meses, incluindo estágios
para reinserção sócia familiar.
· 3ª fase O aluno terá uma saída de um dia após o
quinto mês devendo sair após a reunião matinal e devendo estar de volta até as
18:30 hs, após este horário não será permitida a entrada do aluno, salvo
somente da permissão da liderança.
· 4ª fase O aluno poderá sair nos meses subseqüentes
ao quinto mês, 2 dias no mês, desde que não haja má conduta do aluno, como:
disciplinas regulares, reclamações decido as saídas anteriores do aluno.
· 5ª fase No caso de atos a conclusão, o aluno
precisar permanecer na entidade, até que estabeleça trabalho e moradia, deverá
observar as normas internas quanto a horários e tarefas com a Diretoria.
Art. 05 – Durante o período descrito no artigo
acima, a Entidade estará dando início a um programa de recuperação que irá se
perfazer ao longo da vida do interno, portanto a participação da família nos
programas destinados para ela é e fundamental importância para a manutenção da
recuperação.
· A Entidade dispõe de uma reunião com Psicólogo
semanalmente;
· A Entidade recebe a visita do médico Psiquiatra uma
vez a cada 2 meses;
· É extremamente importante o acompanhamento da
família durante o tratamento do aluno, nas reuniões, cultos e visitas na
chácara.
II.
DA TRIAGEM INTERNA
Art. 06 – Ao chegar a Unidade, o aluno passará por
uma revista geral nas roupas (em uso ou não) e em seus pertences. Esse
procedimento será repetido sempre que a Direção julgar necessária, com a
presença ou não do aluno.
PARÁGRAFO ÚNICO: O aluno deve entregar à Direção:
documentos, livros, remédios, dinheiro, etc. para serem guardados durante sua
permanência na Unidade.
III.
DA CORRESPONDÊNCIA
Art. 07 – Correspondência e telefonemas somente só
permitidos para os pais, irmãos, esposa, filhos ou responsável, de pessoas que
moram fora da cidade deverão ser enviados a serem recebidas pelo Escritório Central da Unidade,
que a submeterá a prévia censura, ficando o seu critério entregá-la ou não ao
aluno.
IV.
DA ROTINA DIÁRIA
Art. 08 – O aluno deve participar de todas as
atividades programadas ordinária e extraordinariamente: Desde o despertar no
horário como o toque de recolher. Estudos, cuidados da chácara, trabalhos na
cozinha, etc. Em casos de dúvidas, deve procurar a orientação da liderança.
Art. 09 – O aluno não deve tirar conclusões
precipitadas sobre dúvidas administrativas, teológicas, temas polêmicos e
rotinas internas; deve, sim, ouvir e analisar o que a liderança tem a dizer.
Art. 10 – Todo o passado, gírias, vida noturna,
sexo, drogas, cadeia, música não sacra, orgias, álcool, aventuras, não devem
ser relembrados, pois não auto edificam e nem ao grupo. Da mesma forma não é
convenientes ao aluno brincadeiras maliciosas, inconveniências apelidos,
palavrões, trejeitos, brincadeiras de mão ou uso de roupas com mensagens
negativas (cigarro, drogas, álcool, frases inconvenientes, satanismo, etc.)
Art. 11 – O aluno não pode manter consigo:
revistas, lâminas, desodorantes líquidos, instrumentos cortantes, livros não
evangélicos, fotografias, documentos, joias, isqueiros, adornos ou fósforos e
cigarros.
PARÁGRAFO ÚNICO: A Entidade não se responsabiliza
pôr quebra de equipamentos pertencentes ao interno, nem por objetos deixados
pelo mesmo ao desligar-se do programa de recuperação.
Art. 12 – Não será permitida a venda ou troca de
qualquer objeto dentro da Unidade. Isto
inclui livros, roupas, cadernos, etc...
Nem trocas de camas e quartos. Qualquer compra ou doação ou mudanças
estará sujeita à avaliação da equipe técnica.
PARÁGRAFO ÚNICO: A não observação deste artigo
implica perda do objeto, independente de seu valor.
Art. 13 – O aluno só poderá usar calção ou bermuda
na laborterapia interna ou no momento de lazer. No restante do tempo, deverá
estar trajado de calça e camisa.
Art. 14 – O aluno deve manter suas roupas arrumadas
criteriosamente, assim como sua cama. Não é permitido deixar as camas
desarrumadas, nem objetos em cima da cama. A vistoria é feita regularmente, sem
aviso, o não cumprimento acarreta em disciplina do aluno. As roupas sujas
deverão ser acondicionadas para serem lavadas. A escala de lavar e passar
roupas devem ser seguidos rigorosamente e não é permitido alunos lavar e passar
roupas de outro aluno. Os sapatos e tênis sujos deverão permanecer fora dos
quartos.
Art. 15 – Não é conveniente a formação de grupinhos
nos quartos para conversas que não edificam bem como os alunos manipularem
objetos dos guarda-roupas dos demais alunos. Dessa forma fica claro que o
aluno só poderá entrar em seu próprio quarto.
PARÁGRAFO ÚNICO: Qualquer envolvimento ou prática
homossexual, ou tentativas de pular o muro ou brigas, o aluno poderá perder o
programa de recuperação.
Art. 16 – A TV deverá ser administrada pelos
monitores e somente para emissão de filmes que não tenha cenas impróprias para
a vida cristã e que sejam educativos (de preferência toda programação seja de
cunho cristão). Não é permitido ligar a televisão fora dos horários estabelecidos
pela liderança, o não cumprimento
acarretará em disciplina do grupo.
· Não é permitido troca de materiais entre os
internos.
· Não é permitida a entrada nem a leitura de
quaisquer literaturas sem a avaliação prévia da diretoria.
· Dias de visita 2º e 4º Domingo do mês das 09:30 às15: 00 hs.
(solicitamos que a visita do4º Domingo seja apenas para os responsáveis).
· No caso de desistência a família se compromete a retirar o interno
na unidade. Para que possa tomar real conhecimento dos fatos. Lembrem-se quase
todos os dependentes em virtude de sua doença são extremamente manipuladores e
mentirosos, e esta atitude por parte da instituição visa resguardar sua
idoneidade.
· A REUNIÃO PARA A FAMÍLIA SERÁ NO 2º SÁBADO DE CADA MÊS E É OBRIGATÓRIA,
nela será dada a autorização para as visitas
do mês. (Obs. Só poderá adentrar a unidade nas 2 visitas, aquelas pessoas que
participarem da reunião do 2º Sábado e cujos nomes estarão relacionados na
Lista de Presença que é a autorização)
·
Visita e normas
para visita- Antes de adentrarem a unidade procurar pela
liderança para esclarecer dúvidas e deixar tudo o que estiver sendo trazido
para o interno no escritório – Importante: Os alimentos sempre serão
para todos da unidade; roupas (quando necessário) 3 peças de cada; dinheiro
deve ser entregue na mão dos Diretores;
· Os visitantes devem procurar incentivar o
interno a que cumpra todo o programa. Evitar; coisas do passado, discussões ou
qualquer outro fato que venha trazer preocupações e prejudicar a recuperação do
interno. (Maiores informações nas reuniões familiares).
· Não poderão permanecer nos quartos junto com
alunos durante a visita.
·
Em nenhuma hipótese é permitida a retirada do
aluno fora dos limites da unidade.
· Visitas femininas devem portar-se de modo
discreto e com vestimenta sóbria (evitar blusas transparentes e de alça, saias
curtas e calças colantes). Obs.: No máximo 6 pessoas por visita.
· OUTRAS INFORMAÇÕES
· Providenciar documentos (fotocópias) e fotos
para internação.
ATENÇÃO
· Além da reunião mensal para familiares, estes
também deverão participar de no mínimo 1 vez por semana nos cultos da
Comunidade. Estes fazem parte do programa de tratamento, são obrigatórios e de
extrema importância.
Art. 17 – O aluno não deverá ter acesso aos
pertences dos monitores, bem como ao escritório e o que nele existe. Da mesma
forma não está autorizado a manipular objetos da cozinha, bem como a geladeira
e o freezer. Semelhantemente só terá acesso diretoria acompanhado de monitor ou
obreiros autorizados.
Art. 18 – Não é permitido ao aluno colar cartazes, adesivos ou papéis nas
paredes, nos armários ou nos beliches.
PARÁGRAFO ÚNICO: O aluno (ou sua família) será responsabilizado por
qualquer dano ao patrimônio da Entidade sendo comprovado o mau uso pelo mesmo.
Art. 19 – No refeitório, capela e reunião de
oração: não serão permitidos falatórios e brincadeiras desagradáveis.
PARÁGRAFO ÚNICO: Não haverá refeição em horário
extraordinário salvo os alunos em tratamento médico.
Art.20 - Após o toque de silêncio, cada qual deverá
manter-se em seu quarto, devendo haver total respeito a esta norma (não acender
luzes, etc...)
V.
VISITAS
Art. 21 – As
visita somente ocorrerão após 30 (trinta) dias de internação, das 09:30 às 15:00
hs dos seguintes dias 2º e 4º domingos de cada mês, podendo os internos almoçar
com seus familiares. Obs. Fica obrigatório cada família que desejar almoçar com
seu parente, 2 quilos de carne e um refrigerante.
Art. 22 – O acesso (autorização) à visita somente
será permitido aos familiares ou responsáveis (no máximo seis pessoas), que
participarem da reunião com as famílias realizadas no 2º sábado de cada mês.
Art. 23 – Na visita, os familiares deverão ter o
primeiro contato com a liderança, deixando com a mesma o material de reposição
(quando necessário ou solicitado), dinheiro e pertences pessoais para serem
vistoriados e posteriormente entregues. Toda visita que a direção julgar
prejudicial para o interno terá impedida a sua entrada. Shorts, bermudão e
camiseta cavada, não serão permitidos nos dias de visitas, ou nos cultos. Todo
alimento e guloseimas levados pelos visitantes deverão ser entregues à direção.
Art. 24 – Na visita não é permitido ao aluno saídas
com os parentes, nem guiar veículo dos familiares.
Art. 25 – Qualquer pessoa que chegar ao portão,
inclusive familiares nos dias visitas, deverá ser recebida pela liderança da
casa nunca por alunos.
Art. 26 – Quando o grupo for à Igreja ou saídas
especiais deverá manter-se junto à liderança, evitando isolarem-se para
conversações, namoros etc.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: Início de namoro efetivo não será permitido no período do programa de
recuperação.
PARÁGRAFO SEGUNDO: Ao aluno como o namora anterior á internação, só será permitida a
visita da namorada após três meses.
Art. 27 – O acesso ao telefone e as saídas
especiais (mesmo a Igreja) são bônus, portanto cabe julgamento da
liderança em função do comportamento do interno o fato de merecer ou não esses
privilégios.
PARÁGRAFO ÚNICO: Os telefonemas não podem exceder a 05 minutos, 01 vez por semana.
VI.
DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS
Art. 28 – O desligamento do programa é possível
mediante as seguintes infrações:
·
Agressões
à liderança, verbal ou física;
·
Brigas;
·
Roubo;
·
Perversão
sexual;
·
Drogas,
cigarro ou álcool,
·
Saídas
dos limites da Entidade.
PARAGRÁFO ÚNICO: Em caso de fuga a Entidade não se responsabilizará por qualquer atitude do aluno fora dos limites
da propriedade, bem como (acidentes, roubo, morte).
Obs.: Cada caso será avaliado pela Liderançada
Entidade e em instância pela Diretoria.
Art. 29 – Após o ingresso na Entidade não será
permitido ao aluno deixar que os cabelos e barbas cresçam.
Art. 30 – Não é permitidos privilégios e nem
formação de grupos isolados.
Art. 31 – As
visitas ao médico e/ou dentista somente serão permitidas em caso de urgência;
casos programados deverão ser realizados antes ou depois do programa.
Art. 32 – A Entidade não se responsabiliza pela
custódia de alunos com problemas judiciais.
Art. 33 – Os assuntos que não constam nesse
regimento, serão julgados pela liderança da Entidade e em instância maior pela
Diretoria.
DO PROGRAMA:
·
O
modelo de internação é o terapêutico cristão;
·
A
duração do programa é de 9 meses, podendo até sair antes, por desistência, fuga
ou desligamento;
·
O
programa espiritual, assim como os grupos de ajuda faz parte do tratamento e é
obrigatório (internamente p/ os alunos e extremamente p/ a família).
CUSTOS:
·
Os
valores de contribuição são diferentes para cada aluno, de acordo com a
realidade de cada um. É bom lembrar sempre que esta é uma instituição filantrópica,
sem fins lucrativos, sendo assim, sobrevive das contribuições e doações.
·
Não há devolução de doação. (MATERIAL OU FINANCEIRA)
·
Não nos é possível fazer devolução de nenhuma
doação (financeira ou material), em caso de desistência ou desligamento, pois
isto é uma doação que a família faz para a Entidade.
DO REGIMENTO INTERNO
· Devem-se evitar polêmicas religiosas nas reuniões
e na Entidade. Pois o objetivo é pregar o amor de Deus e JESUS Cristo como
nosso Salvador e Senhor.
· Normas e disciplina são uns do salvos do
programa, sendo que a disciplina vai desde verbal até o desligamento (nesse
caso, por rebeldia, agressão física e verbal, drogas, álcool, cigarro, saída de
unidade e outros).
· Não se fuma na unidade e não é permitida a
entrada de cigarros.
· A revista ao interno acontecerá sempre que
necessário, em qualquer momento, bem como em seus pertences.
· Não é permitido o uso de brincos, fitas, colares,
persing, etc.
· Não é permitido celular e nenhum equipamento
eletrônico;
· Não é permitido entregar nenhum objeto ao aluno,
sem antes avisar a Administração.
TERMOS
TERMO DE ACORDO
Lista de Materiais – Enxoval
( ) 01
Bíblia (Versão traduzida – João Ferreira de Almeida)
( )
02 Canetas esferográfica azul
( ) 01
cardeno grande de matéria
( ) 02
Lápis preto
( ) 02
borrachas
( ) 02
lençóis com fronha – solteiro estilo padrão de uma só cor
( ) 01
colcha de solteiro
( ) 01
cobertor de solteiro
( ) 01
toalha de banho
( ) 02
toalhas de rosto
( ) 21
sabonetes
( ) 15
tubos de creme dental Grande – exceto Kolynos
( ) 18
barras de sabão
( ) 10
desodorantes
( ) 40
barbeadores descartáveis
( ) 10
caixas de sabão em pó de 1kg
( ) 40
rolos de papel higiênico
( ) 03
calças
( ) 03
camisas
( ) 03
bermudas
( ) 03
camisetas
( ) 01
par de tênis ou sapato
( ) 01
par de chinela havaiana
( ) 03
escovas de dentes
( ) 01
pente para cabelo
( ) 01
Par de Botinas
( ) 01
Repelente para insetos
( ) 01
luva couro pelica
TERMOS
1 - Na hipótese de
desistência por parte do aluno ou da família, cumprindo ou não o programa, os
materiais acima descritos ficam automaticamente doados a instituição sem nenhum
ônus de nossa parte, os quais serão utilizados por alunos comprovadamente
carentes.
2 - Caso o aluno infrinja
normas do regulamento interno da instituição que o leve a perda do programa,
também assim ficam os materiais acima automaticamente doados.
3 - No caso do aluno de fuga pulando o muro
(infração que o levará a perda do programa) não nos responsabilizaremos pelo
material que estiver em sua dependência.
TERMO DE ACORDO
EU,_____________________________________________________________________________
estou de acordo com a solicitação da lista de materiais aqui mencionadas, bom
como seus termos descritos.
Assinatura do aluno ou responsável – CPF nr.
Boa noite ! Por gentileza pode me dizer onde fica essa clínica se é em Minas Gerais como faço pra chegar até vcs. Obrigado
ResponderExcluir