Regimento CRVN

REGIMENTO INTERNO


Art. 01 – O centro de recuperação de dependentes químicos, do projeto Vida Nova, será regido pelo presente regimento interno.

Art. 02 – O princípio fundamental que rege nossa instituição é o Amor, únicofundamento capaz de mudar a vida de um dependente químico, e é em torno deste princípio que trabalhamos. Aplicamos também a psicoterapia, esportes, laborterapia, como parte integrante ao programa. A base, porém é a Bíblia com sua mensagem central, O AMOR DE DEUS em CRISTO JESUS.

Art. 03 – Os líderes da entidade são pessoas separadas por Deus, para o trabalho. E atuam única e exclusivamente por amor às pessoas. E, como tais, precisam ser respeitados.

I.         DO PROGRAMA DE TRATAMENTO

Art. 04 – O período de internação é 9 (nove) meses, sendo dividido em duas fases.    Ou seja:
·       1ª fase de 04 (quatro) meses,
·       2ª fase de 05 (cinco) meses, incluindo estágios para reinserção sócia familiar.
·       3ª fase O aluno terá uma saída de um dia após o quinto mês devendo sair após a reunião matinal e devendo estar de volta até as 18:30 hs, após este horário não será permitida a entrada do aluno, salvo somente da permissão da liderança.
·       4ª fase O aluno poderá sair nos meses subseqüentes ao quinto mês, 2 dias no mês, desde que não haja má conduta do aluno, como: disciplinas regulares, reclamações decido as saídas anteriores do aluno.
·       5ª fase No caso de atos a conclusão, o aluno precisar permanecer na entidade, até que estabeleça trabalho e moradia, deverá observar as normas internas quanto a horários e tarefas com a Diretoria.

Art. 05 – Durante o período descrito no artigo acima, a Entidade estará dando início a um programa de recuperação que irá se perfazer ao longo da vida do interno, portanto a participação da família nos programas destinados para ela é e fundamental importância para a manutenção da recuperação.
·       A Entidade dispõe de uma reunião com Psicólogo semanalmente;
·       A Entidade recebe a visita do médico Psiquiatra uma vez a cada 2 meses;
·       É extremamente importante o acompanhamento da família durante o tratamento do aluno, nas reuniões, cultos e visitas na chácara.

II.      DA TRIAGEM INTERNA

Art. 06 – Ao chegar a Unidade, o aluno passará por uma revista geral nas roupas (em uso ou não) e em seus pertences. Esse procedimento será repetido sempre que a Direção julgar necessária, com a presença ou não do aluno.
PARÁGRAFO ÚNICO: O aluno deve entregar à Direção: documentos, livros, remédios, dinheiro, etc. para serem guardados durante sua permanência na Unidade.

III.   DA CORRESPONDÊNCIA

Art. 07 – Correspondência e telefonemas somente só permitidos para os pais, irmãos, esposa, filhos ou responsável, de pessoas que moram fora da cidade deverão ser enviados a serem  recebidas pelo Escritório Central da Unidade, que a submeterá a prévia censura, ficando o seu critério entregá-la ou não ao aluno.


IV.    DA ROTINA DIÁRIA

Art. 08 – O aluno deve participar de todas as atividades programadas ordinária e extraordinariamente: Desde o despertar no horário como o toque de recolher. Estudos, cuidados da chácara, trabalhos na cozinha, etc. Em casos de dúvidas, deve procurar a orientação da liderança.

Art. 09 – O aluno não deve tirar conclusões precipitadas sobre dúvidas administrativas, teológicas, temas polêmicos e rotinas internas; deve, sim, ouvir e analisar o que a liderança tem a dizer.

Art. 10 – Todo o passado, gírias, vida noturna, sexo, drogas, cadeia, música não sacra, orgias, álcool, aventuras, não devem ser relembrados, pois não auto edificam e nem ao grupo. Da mesma forma não é convenientes ao aluno brincadeiras maliciosas, inconveniências apelidos, palavrões, trejeitos, brincadeiras de mão ou uso de roupas com mensagens negativas (cigarro, drogas, álcool, frases inconvenientes, satanismo, etc.)

Art. 11 – O aluno não pode manter consigo: revistas, lâminas, desodorantes líquidos, instrumentos cortantes, livros não evangélicos, fotografias, documentos, joias, isqueiros, adornos ou fósforos e cigarros.
PARÁGRAFO ÚNICO: A Entidade não se responsabiliza pôr quebra de equipamentos pertencentes ao interno, nem por objetos deixados pelo mesmo ao desligar-se do programa de recuperação.

Art. 12 – Não será permitida a venda ou troca de qualquer objeto dentro da Unidade.  Isto inclui livros, roupas, cadernos, etc...  Nem trocas de camas e quartos. Qualquer compra ou doação ou mudanças estará sujeita à avaliação da equipe técnica.
PARÁGRAFO ÚNICO: A não observação deste artigo implica perda do objeto, independente de seu valor.

Art. 13 – O aluno só poderá usar calção ou bermuda na laborterapia interna ou no momento de lazer. No restante do tempo, deverá estar trajado de calça e camisa.

Art. 14 – O aluno deve manter suas roupas arrumadas criteriosamente, assim como sua cama. Não é permitido deixar as camas desarrumadas, nem objetos em cima da cama. A vistoria é feita regularmente, sem aviso, o não cumprimento acarreta em disciplina do aluno. As roupas sujas deverão ser acondicionadas para serem lavadas. A escala de lavar e passar roupas devem ser seguidos rigorosamente e não é permitido alunos lavar e passar roupas de outro aluno. Os sapatos e tênis sujos deverão permanecer fora dos quartos.

Art. 15 – Não é conveniente a formação de grupinhos nos quartos para conversas que não edificam bem como os alunos manipularem objetos dos guarda-roupas dos demais alunos. Dessa forma fica claro que o aluno só poderá entrar em seu próprio quarto.
PARÁGRAFO ÚNICO: Qualquer envolvimento ou prática homossexual, ou tentativas de pular o muro ou brigas, o aluno poderá perder o programa de recuperação.

Art. 16 – A TV deverá ser administrada pelos monitores e somente para emissão de filmes que não tenha cenas impróprias para a vida cristã e que sejam educativos (de preferência toda programação seja de cunho cristão). Não é permitido ligar a televisão fora dos horários estabelecidos pela liderança, o não cumprimento  acarretará em disciplina do grupo.

·       Não é permitido troca de materiais entre os internos.

·       Não é permitida a entrada nem a leitura de quaisquer literaturas sem a avaliação prévia da diretoria. 
·       Dias de visita 2º e 4º Domingo do mês das 09:30 às15: 00 hs. (solicitamos que a visita do4º Domingo seja apenas para os responsáveis).
  
·       No caso de desistência a família se compromete a retirar o interno na unidade. Para que possa tomar real conhecimento dos fatos. Lembrem-se quase todos os dependentes em virtude de sua doença são extremamente manipuladores e mentirosos, e esta atitude por parte da instituição visa resguardar sua idoneidade.

·       A REUNIÃO PARA A FAMÍLIA SERÁ NO 2º SÁBADO DE CADA MÊS E É OBRIGATÓRIA, nela será dada a autorização para as visitas do mês. (Obs. Só poderá adentrar a unidade nas 2 visitas, aquelas pessoas que participarem da reunião do 2º Sábado e cujos nomes estarão relacionados na Lista de Presença que é a autorização)


·       Visita e normas para visita- Antes de adentrarem a unidade procurar pela liderança para esclarecer dúvidas e deixar tudo o que estiver sendo trazido para o interno no escritório – Importante: Os alimentos sempre serão para todos da unidade; roupas (quando necessário) 3 peças de cada; dinheiro deve ser entregue na mão dos Diretores;

·       Os visitantes devem procurar incentivar o interno a que cumpra todo o programa. Evitar; coisas do passado, discussões ou qualquer outro fato que venha trazer preocupações e prejudicar a recuperação do interno. (Maiores informações nas reuniões familiares).

·       Não poderão permanecer nos quartos junto com alunos durante a visita.

·       Em nenhuma hipótese é permitida a retirada do aluno fora dos limites da unidade.

·       Visitas femininas devem portar-se de modo discreto e com vestimenta sóbria (evitar blusas transparentes e de alça, saias curtas e calças colantes). Obs.: No máximo 6 pessoas por visita.
·       OUTRAS INFORMAÇÕES

·       Providenciar documentos (fotocópias) e fotos para internação.   

                                                           ATENÇÃO

·       Além da reunião mensal para familiares, estes também deverão participar de no mínimo 1 vez por semana nos cultos da Comunidade. Estes fazem parte do programa de tratamento, são obrigatórios e de extrema importância.

Art. 17 – O aluno não deverá ter acesso aos pertences dos monitores, bem como ao escritório e o que nele existe. Da mesma forma não está autorizado a manipular objetos da cozinha, bem como a geladeira e o freezer. Semelhantemente só terá acesso diretoria acompanhado de monitor ou obreiros autorizados.

Art. 18 – Não é permitido ao aluno colar cartazes, adesivos ou papéis nas paredes, nos armários ou nos beliches.
PARÁGRAFO ÚNICO: O aluno (ou sua família) será responsabilizado por qualquer dano ao patrimônio da Entidade sendo comprovado o mau uso pelo mesmo.

Art. 19 – No refeitório, capela e reunião de oração: não serão permitidos falatórios e brincadeiras desagradáveis.
PARÁGRAFO ÚNICO: Não haverá refeição em horário extraordinário salvo os alunos em tratamento médico.

Art.20 - Após o toque de silêncio, cada qual deverá manter-se em seu quarto, devendo haver total respeito a esta norma (não acender luzes, etc...)

V.       VISITAS

Art. 21 – As visita somente ocorrerão após 30 (trinta) dias de internação, das 09:30 às 15:00 hs dos seguintes dias 2º e 4º domingos de cada mês, podendo os internos almoçar com seus familiares. Obs. Fica obrigatório cada família que desejar almoçar com seu parente, 2 quilos de carne e um refrigerante.

Art. 22 – O acesso (autorização) à visita somente será permitido aos familiares ou responsáveis (no máximo seis pessoas), que participarem da reunião com as famílias realizadas no 2º sábado de cada mês.

Art. 23 – Na visita, os familiares deverão ter o primeiro contato com a liderança, deixando com a mesma o material de reposição (quando necessário ou solicitado), dinheiro e pertences pessoais para serem vistoriados e posteriormente entregues. Toda visita que a direção julgar prejudicial para o interno terá impedida a sua entrada. Shorts, bermudão e camiseta cavada, não serão permitidos nos dias de visitas, ou nos cultos. Todo alimento e guloseimas levados pelos visitantes deverão ser entregues à direção.

Art. 24 – Na visita não é permitido ao aluno saídas com os parentes, nem guiar veículo dos familiares.

Art. 25 – Qualquer pessoa que chegar ao portão, inclusive familiares nos dias visitas, deverá ser recebida pela liderança da casa nunca por alunos.

Art. 26 – Quando o grupo for à Igreja ou saídas especiais deverá manter-se junto à liderança, evitando isolarem-se para conversações, namoros etc.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: Início de namoro efetivo não será permitido no período do programa de recuperação.
PARÁGRAFO SEGUNDO: Ao aluno como o namora anterior á internação, só será permitida a visita da namorada após três meses.

Art. 27 – O acesso ao telefone e as saídas especiais (mesmo a Igreja) são bônus, portanto cabe julgamento da liderança em função do comportamento do interno o fato de merecer ou não esses privilégios.
PARÁGRAFO ÚNICO: Os telefonemas não podem exceder a 05 minutos, 01 vez por semana.

VI.    DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

Art. 28 – O desligamento do programa é possível mediante as seguintes infrações:
·            Agressões à liderança, verbal ou física;
·            Brigas;
·            Roubo;
·            Perversão sexual;
·            Drogas, cigarro ou álcool,
·            Saídas dos limites da Entidade.  

PARAGRÁFO ÚNICO: Em caso de fuga a Entidade não se responsabilizará  por qualquer atitude do aluno fora dos limites da propriedade, bem como (acidentes, roubo, morte).                                                                         
Obs.: Cada caso será avaliado pela Liderançada Entidade e em instância pela Diretoria.
Art. 29 – Após o ingresso na Entidade não será permitido ao aluno deixar que os cabelos e barbas cresçam.
Art. 30 – Não é permitidos privilégios e nem formação de grupos isolados.
Art. 31 – As visitas ao médico e/ou dentista somente serão permitidas em caso de urgência; casos programados deverão ser realizados antes ou depois do programa.
Art. 32 – A Entidade não se responsabiliza pela custódia de alunos com problemas judiciais.
Art. 33 – Os assuntos que não constam nesse regimento, serão julgados pela liderança da Entidade e em instância maior pela Diretoria.



DO PROGRAMA:
·           O modelo de internação é o terapêutico cristão;
·           A duração do programa é de 9 meses, podendo até sair antes, por desistência, fuga ou desligamento;
·           O programa espiritual, assim como os grupos de ajuda faz parte do tratamento e é obrigatório (internamente p/ os alunos e extremamente p/ a família).
CUSTOS:
·         Os valores de contribuição são diferentes para cada aluno, de acordo com a realidade de cada um. É bom lembrar sempre que esta é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, sendo assim, sobrevive das contribuições e doações.
·         Não há devolução de doação. (MATERIAL  OU FINANCEIRA)
·         Não nos é possível fazer devolução de nenhuma doação (financeira ou material), em caso de desistência ou desligamento, pois isto é uma doação que a família faz para a Entidade.
DO REGIMENTO INTERNO
·       Devem-se evitar polêmicas religiosas nas reuniões e na Entidade. Pois o objetivo é pregar o amor de Deus e JESUS Cristo como nosso Salvador e Senhor.

·       Normas e disciplina são uns do salvos do programa, sendo que a disciplina vai desde verbal até o desligamento (nesse caso, por rebeldia, agressão física e verbal, drogas, álcool, cigarro, saída de unidade e outros).

·       Não se fuma na unidade e não é permitida a entrada de cigarros.

·       A revista ao interno acontecerá sempre que necessário, em qualquer momento, bem como em seus pertences.

·       Não é permitido o uso de brincos, fitas, colares, persing, etc.

·       Não é permitido celular e nenhum equipamento eletrônico;

·       Não é permitido entregar nenhum objeto ao aluno, sem antes avisar a Administração.



Lista de Materiais – Enxoval
(   )  01  Bíblia (Versão traduzida – João Ferreira de Almeida)
(   )  02  Canetas esferográfica azul
(   )  01 cardeno grande de matéria
(   )  02 Lápis preto
(   )  02 borrachas
(   )  02 lençóis com fronha – solteiro estilo padrão de uma só cor
(   )  01 colcha de solteiro
(   )  01 cobertor de solteiro
(   )  01 toalha de banho
(   )  02 toalhas de rosto
(   )  21 sabonetes
(   )  15 tubos de creme dental Grande – exceto Kolynos
(   )  18 barras de sabão
(   )  10 desodorantes
(   )  40 barbeadores descartáveis
(   )  10 caixas de sabão em pó de 1kg
(   )  40 rolos de papel higiênico
(   )  03 calças
(   )  03 camisas
(   )  03 bermudas
(   )  03 camisetas
(   )  01 par de tênis ou sapato
(   )  01 par de chinela havaiana
(   )  03 escovas de dentes
(   )  01 pente para cabelo
(   )  01 Par de Botinas
(  )  01 Repelente para insetos
(  )  01 luva couro pelica

TERMOS


1 - Na hipótese de desistência por parte do aluno ou da família, cumprindo ou não o programa, os materiais acima descritos ficam automaticamente doados a instituição sem nenhum ônus de nossa parte, os quais serão utilizados por alunos comprovadamente carentes.

2 - Caso o aluno infrinja normas do regulamento interno da instituição que o leve a perda do programa, também assim ficam os materiais acima automaticamente doados.

3  - No caso do aluno de fuga pulando o muro (infração que o levará a perda do programa) não nos responsabilizaremos pelo material que estiver em  sua dependência.

TERMO DE ACORDO


EU,_____________________________________________________________________________ estou de acordo com a solicitação da lista de materiais aqui mencionadas, bom como seus termos descritos.




Assinatura do aluno ou responsável – CPF nr.

Um comentário:

  1. Boa noite ! Por gentileza pode me dizer onde fica essa clínica se é em Minas Gerais como faço pra chegar até vcs. Obrigado

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